08 maio 2018

Astrologia

"Como o universo não é acidental, mas a manifestação da Vontade Divina, a astrologia pode ser a chave dessa interpretação."

Astrologia é a "arte de adivinhar o futuro pela observação dos astros". O "estudo das verdadeiras ou supostas relações entre o céu e a terra". "Busca da humanidade por significados profundos no céu". Modernamente, "estudo da influência dos astros, mais especificamente, dos signos do Zodíaco, no comportamento humano". Horóscopo, também conhecido como "mapa da hora", é a ferramenta de trabalho do astrólogo. É uma representação simbólica do zodíaco de doze constelações.

A astrologia surgiu há 2000 a.C. na Mesopotâmia e entre os povos da China Antiga. No Oriente, há uma diferença entre o sistema astrológico chinês e o da Índia. Os chineses usam animais para simbolizar o zodíaco de doze constelações. Nesse caso, cada animal é associado à personalidade daqueles nascidos em determinado ano. Na Índia, enfoca-se a previsão do destino das pessoas. Esse foco de previsão do futuro apareceu na astrologia ocidental e continua presentemente: eventos na vida de uma pessoa podem ser explicados pela posição dos astros.

Pesquisando sobre a astrologia, encontramos alguns termos, entre os quais: 1) astrologia judiciária. No momento em que uma criança nasce, os astros exercem influência sobre ela e fixam seu caráter e o seu futuro; 2) Zodíaco. É a esfera celeste, cortado ao meio pela eclíptica, e que contém as doze constelações que o Sol percorre aparentemente durante um ano; 3) distribuição das doze constelações. As doze constelações são distribuídas em quatro grupos: Fogo (Áries, Leão, Sagitário), Terra (Capricórnio, Touro, Virgem), Ar (Libra, Aquário, Gêmeos) e Água (Câncer, Escorpião, Peixes).

Os estudiosos da astrologia pedem para que diferenciemos a astrologia dos jornais daquela defendida pelos grandes pensadores. Platão, Pitágoras, São Tomás de Aquino e Johan Kepler aceitaram a astrologia não como um meio de prever o futuro, mas como uma planta básica e simbólica da estrutura de funcionamento do universo que satisfazia a sua experiência interior.

Na pergunta 140 — Os astros influenciam igualmente na vida do homem? — de O Consolador, o Espírito Emmanuel esclarece-nos que o campo magnético e as conjunções dos planetas influenciam no complexo celular do homem físico, em sua formação orgânica e em seu nascimento na Terra. Não diz nada sobre a influência na personalidade e no caráter.

Paulo Neto, em "Astrologia: pode-se acreditar em seus presságios?", oferece-nos alguns pontos de sua pesquisas nos livros espíritas. Vale a pena consultar:  (http://www.oconsolador.com.br/ano6/264/especial.html)

Fonte de Consulta

CAVENDISH, Ricardo (org.). Enciclopédia do Sobrenatural: Magia, Ocultismo, Esoterismo, Parapsicologia. Consultor especial sobre Parapsicologia Professor J. B. Rhine. Tradução de Alda Porto e Marcos Santarrita. Porto Alegre: L&PM, 1993.

EDIPE - ENCICLOPÉDIA DIDÁTICA DE INFORMAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL. 3. ed. São Paulo: Iracema, 1987

Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/astronomia-e-astrologia

&&&

Astrologia (c. 2000 a.C.) [Mesopotâmia/China]

Busca da humanidade por significados profundos no céu.

A astrologia é um sistema de crenças que apela para os movimentos de corpos celestiais de forma a explicar características da vida humana ou prever eventos futuros. As origens antigas da astrologia remontam aos mesopotâmicos no segundo milênio a.C. e, na mesma época, aos povos da China antiga. O sistema astrológico chinês é distinto pelo uso de animais para simbolizar os doze anos do zodíaco, começando com o ano do rato e terminando com o ano do porco. Cada animal é associado com um conjunto de características de personalidade atribuídas àqueles nascidos em determinado ano.

Em contraste, os sistemas astrológicos desenvolvidos na Índia antiga e no sul da Ásia tinham um enfoque maior na previsão do destino das pessoas. Esse foco alternativo também apareceu na astrologia ocidental e persiste em sua manifestação moderna, no qual se vê que os eventos na vida de uma pessoa podem ser previstos e explicados pelos movimentos das estrelas e dos planetas. Essa forma de astrologia usa signos do zodíaco tropical e é bem conhecida no mundo ocidental por meio dos horóscopos. 

Embora essa forma de astrologia ocidental tenha sido amplamente desacreditada como pseudocientífica no mundo moderno, é difícil de subestimar sua influência como ideia.  Não são poucas as pessoas que consultam diariamente o horóscopo. 

ARP, Robert (Editor). 1001 Ideias que Mudaram a Nossa Forma de Pensar. Tradução Andre Fiker, Ivo Korytowski, Bruno Alexander, Paulo Polzonoff Jr e Pedro Jorgensen. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.





Nenhum comentário: