07 fevereiro 2017

Desafio

De acordo com orientações espirituais, o ano de 2017 deve ser visto como um desafio: transformar o apelo material em apelo espiritual. Nesse sentido, os Centros Espíritas têm papel relevante, pois os seus colaboradores precisam de muita paciência, compaixão e compreensão para atender as pessoas ansiosas pelas coisas do espírito, cujo entendimento está muito distante dos pressupostos da Doutrina Espírita.

A vida espiritual não se faz de um dia para o outro. Muitos querem se libertar do vício e das suas idiossincrasias apenas com um toque de mágica. Ainda não percebem que o progresso é uma luta árdua para vencer o desânimo, a má vontade e os revezes da sorte. Pensam: se eu tomar uns passes e fizer alguns cursos já estarei com o passaporte em mãos para entrar no mundo espiritual superior. 

O Evangelho propõe-nos vigiar os pensamentos. Por quê? Tudo tem origem no pensamento. Há um insight que cria forma, materializa-se e manifesta-se no seio da sociedade. Mantendo o nosso pensamento focado no progresso espiritual, teremos mais condições de vencer os obstáculos que se nos apresentam, pois as "tentações" não encontrarão campo, brecha para atrapalhar a nossa jornada evolutiva. 

Tendo em mente que o conhecimento que adquirimos tem que nos tornar mais leves, mais soltos e mais desapegados do supérfluo, urge refletirmos sobre nossa conduta em relação ao que a espiritualidade está exigindo de nós e o que estamos acrescentando à vida. Lembremo-nos da frase evangélica: "Ao que muito foi dado muito será exigido e mais lhe será acrescentado". 

A jornada terrestre é como uma viagem que fazemos: quanto menos bagagem, menos peso temos que levar. O caminho a percorrer não deve ser tratado como uma fuga para lugares irreais, mas como um retorno ao nosso eu, a fim de encontrar a razão e a força para nos descobrirmos à verdade. 


ver mais

01 fevereiro 2017

Eubiose

Eubiose. Neologismo que significa bom modo de vida. Eu (bom), bio (vida) e ose (processo). Processo de bem viver.  Eubiose, ou melhor, Sociedade Brasileira de Eubiose, foi criada por Henrique José de Souza, estudioso do ocultismo, com experiências no budismo esotérico e na teosofia, em 1921, na cidade mineira de São Lourenço. Hoje presente em várias cidades do Brasil e no exterior. 

A Sociedade Brasileira de Eubiose tem como base a evolução humana no sentido de transformar energia em consciência, apontando os caminhos do autoconhecimento. O lema da sociedade é Spes messis in semine ("A esperança da colheita reside na semente")

Para que o adepto possa transformar energia em consciência, ele deve cultivar a fraternidade universal, estudar comparativamente as ciências, artes, filosofias e religiões de todos os povos através dos tempos.

A Sociedade Brasileira de Eubiose: concebe Deus como a Suprema Lei que a tudo e a todos rege; afirma que seu fundador,  o professor Henrique José de Souza, teve revelações espirituais sobre óvnis e mundos subterrâneos; tudo o que se nos acontece tem um fim para nossa evolução espiritual, por isso, a reencarnação, o carma, a lei de ação e reação; que não é uma religião como as pessoas entendem a palavra, mas a verdadeira religião. 

Para os eubiotas, assim denominados os adeptos da Eubiose, o número sete é muito importante. Observe como eles entendem a divisão dos seres vivos: 1. Físico. 2. Vital. 3. Emocional. 4. Mental racional. 5. Mental abstrato. 6. Mental búdico. 7. Crístico.  A iluminação, o ponto mais alto da escala evolutiva, só vai acontecer se os sete princípios estiverem integrados. 

Como a Sociedade Brasileira de Eubiose é um sincretismo, há também elementos espíritas, tais como a concepção da religião, da reencarnação e a lei de causa e efeito.

Fonte de Consulta
ver mais

Criogenização

CriogeniaDo grego kryos "gelo" e genos "origem". Estudo da geração de temperaturas muito baixas, mais próxima possível de zero absoluto. É um ramo da física que estuda os comportamentos da matéria a temperaturas extremamente baixas. Criogenização é um processo de congelamento dos corpos com temperaturas que chegam até -196º C. Criogenização humana é o congelamento de uma pessoa após ela ter a morte confirmada. 

Congelar é fácil. E descongelar? Ainda não se teve notícia de nenhum descongelamento. Não se sabe ao certo o que acontecerá. De acordo com o físico americano Robert Ettinger, considerado o grande divulgador da criogenia, "os próprios métodos usados para congelar uma pessoa causam danos às células que só poderiam ser reparados por tecnologias que ainda não existem”.

Segundo estudos científicos, o congelamento com embriões funcionam, mas não com adultos. Explicação: o congelamento não funciona com pessoas porque o líquido que compõe as células vira gelo, aumentando de tamanho e fazendo-as trincar. Com os embriões congelados, esse efeito é evitado com a aplicação de substâncias químicas que driblam a formação de cristais de gelo, impedindo que as paredes celulares se danifiquem. 

A criogenização, no âmbito do Espiritismo, não tem muita utilidade. Primeiramente, uma vez que o Espírito deixou o corpo, pela exaustão deste, só poderá retornar em um novo corpo. Em segundo lugar, a criogenização dá ênfase ao corpo, à matéria. Nós precisamos dar importância ao Espírito, que é o elemento imortal. 


Fonte de Consulta

http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/o-que-e-criogenia-humana/
ver mais

Corrente Mento-Magnética

Corrente é algo que passa sem qualquer obstáculo, sem obstrução. Corrente elétrica é um fluxo de elétrons ou éons, qualquer movimento ordenado de carga. MagnetismoEm física, magnetismo diz respeito aos fenômenos relacionados à atração ou repulsão.

O parentesco entre eletricidade e magnetismo começa no século XVIII e início do século XIX em que alguns físicos, sabendo que o raio podia magnetizar o ferro, levantam a hipótese de que a eletricidade era suscetível de gerar magnetismo. 

O Espírito André Luiz, em Mecanismos da Mediunidade, dedica boa parte de sua obra ao estudo da corrente elétrica e sua conexão com a corrente mental, do circuito elétrico e seu relacionamento com o circuito mediúnico e do eletromagnetismo junto à mediunidade. Comparação esta para tornar mais fácil a compreensão das energias que nos circundam. 

Sobre a corrente magnética, Allan Kardec traz-nos dois casos: 

1) A formação de corrente magnética no tratamento da obsessão: “Sabemos, ainda, que uma descarga fluídica feita sobre um obsedado por vários espíritas, por meio da cadeia magnética, pode romper o laço fluídico que o liga ao obsessor e tornar-se para este último um remédio moral muito eficaz, provando-lhe a sua impotência". (Revista Espírita, junho de 1867, p. 249)

2) A formação de corrente magnética na cura: É o caso de cura de uma fratura pelo Espírito dr. Demeure, por magnetização espiritual, onde foi usada a cadeia magnética. (Revista Espírita, setembro de 1865, p. 352-355)

O objetivo da formação de uma corrente mento-magnética é aumentar as forças vindas do coração em prol das criaturas que precisam passar por um tratamento espiritual. Na formação desta corrente não é o número de pessoas que conta, mas os objetivos comuns de seus participantes.  

O vídeo abaixo destaca 2 casos do uso de corrente magnética na Revista Espírita de Allan Kardec. 



  
ver mais