07 dezembro 2016

Gratidão

A gratidão é o sentimento de estima em relação àqueles que nos fizeram algum benefício. Diz-se que é a expressão da alma generosa que não se acha dona de tudo e, por isso, respeita cada ser humano, como que fazendo parte da humanidade. 

A Bíblia pode ser vista como a história da gratidão e da ingratidão humana em vista dos bens concedidos por Deus. Os salmos, por exemplo, são ações de graças por bens alcançados por pessoas ou pelo povo. Neles, encontramos cânticos de alegria, de exaltação, de louvor e de glorificação a Deus. No Novo Testamento, a gratidão ocupa um lugar privilegiado.  

O ser humano deve ser grato por tudo o que lhe sucede na vida. Primeiramente a Deus, depois aos bons Espíritos, que estão sempre prontos a nos ajudar sem, que para isso, façam uso de trombetas. Observe que a nossa vida foi recebida de Deus, através dos nossos pais, que não mediram esforços para nos educar para o bem e para a verdade. A atitude o homem religioso deve ser sempre uma atitude de agradecimento à fonte de todos os bens, que é Deus. 

Desconfiarmos de muitas ideologias modernas que estimulam a luta de classes, o nós contra eles, desdenhando os sentimentos de gratidão. Os ensinamentos de Jesus devem ser os parâmetros de nossas ações. Nesse caso, é preferível ter todo mundo contrário a renegar a nossa fé, nossas convicções religiosas e filosóficas. Ainda: vivamos alegremente essa situação. 

Lembremo-nos de que ser homem é ser indigente, necessitando da generosa contribuição dos outros. 

Fonte de Consulta


IDÍGORAS, J. L. Vocabulário Teológico para a América Latina. São Paulo: Paulinas, 1983.

Complemento

Prece de Gratidão, pelo Espírito Emmanuel

Pelo apoio do lar;
Pelo amparo da escola;
Pela proteção do trabalho;
Pela alegria de servir;
Pela defesa da higiene;
Pelo aviso da experiência;
Pelo exercício da tolerância;
Pela capacidade de ser útil;
Pelo Dom de discernir;
Pela força da paciência;
Pelo amigo que me socorre;
Pelo adversário que me instrui;
Pelos estímulos com que me conduzes;
Pelas provações com que me esclareces;
Pelas dificuldades com que me controlas;
Pela energia da esperança e por todas as bênçãos de amor que me proporcionas, através dos entes queridos que me confias.

Obrigado Meu DEUS !...




ver mais