21 dezembro 2013

Reverenciando os Trabalhadores Antigos

Os Centros Espíritas originam-se, geralmente, da boa vontade de alguns adeptos do Espiritismo, que se juntam e organizam um grupo para o estudo e a prática dos ensinamentos trazidos por Allan Kardec. A maioria começa com o "Culto Cristão no Lar". Com o tempo, novos frequentadores aparecem e sentem-se na obrigação de oficializar a empreitada, ou seja, fundar uma Casa Espírita. 

A fundação de uma Casa Espírita requer os cuidados com a estrutura material e a estrutura espiritual. Na estrutura material, que é o local onde se realizam as sessões de estudo e as práticas mediúnicas, há que se oferecer aos frequentadores um ambiente limpo, com boa ventilação e propício ao recolhimento. Na estrutura espiritual, temos a preparação dos médiuns: para que eles possam oferecer uma boa acolhida aos que procurarem a entidade. 

Nos Centros Espíritas, alguns com mais de 50 anos de existência, os trabalhadores mais antigos têm muitas histórias para contar: fatos pitorescos, o sacrifício para a manutenção do prédio, os chás beneficentes para arrecadar fundos, os melindres suportados com heroísmo, a paciência para com os defeitos próprios e alheios etc. 

Ao surgirem novos colaboradores, os trabalhadores antigos vão lhes dando oportunidade, inclusive para assumirem postos na administração do Centro. Depois de assumirem essas funções, vão deixando os mais antigos num segundo plano, como se estivessem desatualizados e já não servissem para mais nada. Lembremo-nos de que um Centro Espírita não é como uma empresa, que troca os trabalhadores antigos pelos novos. Aqui, a vivência dos primeiros fundadores é de importância vital. 

Este texto é fruto de uma mensagem, que um Espírito amigo deixou durante uma reunião mediúnica, em que enfatizava um deslize que poderíamos estar cometendo: desprezo aos trabalhadores antigos. Façamos uma reflexão: como estamos tratando os fundadores de nossa Casa Espírita? Estamos aproveitando as suas experiências? Estamos atendendo aos seus conselhos? 
ver mais

20 dezembro 2013

Livros Publicados no Clube de Autores

Estamos reunindo algumas das postagens,  feitas ao longo do tempo, nos blogs e sites, e editando livros pelo Clube de Autores. 

Leis Divinas ou Naturais 

Falar em Público

Filosofia e Espiritismo 

Conheça o Espiritismo 


Todos os livros 
ver mais