22 abril 2011

Palavra do Presidente: Abril de 2011

Mês de abril, mês de comemoração do aniversário de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Para isso, o Centro Espírita Ismael está organizando o ― Mês Espírita, com palestras, aos sábados.
O Livro dos Espíritos, vindo à luz, a sua primeira edição, em 18 de abril de 1857, é um marco para a humanidade, pois condensa os princípios fundamentais do Consolador, prometido por Jesus, quando esteve entre nós.
A cada ano que passa, mais pessoas vão tomando conhecimento de seu conteúdo doutrinal. É justamente isso que o Espiritismo precisa, ou seja, mais pessoas conhecedoras das causas espíritas, da sua pujança como libertador de consciência.
Aqui, lembramo-nos do dístico colocado na abertura de O Evangelho Segundo o Espiritismo: “Não há fé inabalável senão aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade”.
Esperamos que você, frequentador, aluno ou colaborador, prestigie este evento, comparecendo e ouvindo o orador convidado. Reverenciemos Allan Kardec.
Sérgio Biagi Gregório
Presidente do C. E. Ismael
ver mais

Palavra do Presidente: Março de 2011

Nesta edição de março de 2011, queremos enfatizar o trabalho, denominado Palestra Pública realizada, aos sábados, às 20 horas. Esta modalidade de trabalho iniciou-se em 29/05/1983, com a companheira Nadir de Melo, da Sociedade Espírita José Menezes de Alencar, que expôs o tema Tóxicos, para mais de 50 pessoas.
Na época, o incentivo a esse tipo de trabalho dizia respeito à ampliação da visão do frequentador do C. E. Ismael, pois com a presença de expositores de outras regiões e de outras formações, poderíamos ter ideias novas sobre os vários temas do Evangelho e da Doutrina.
Aproveitamos este ensejo para render graças aos responsáveis por esta modalidade de trabalho: primeira-mente, ao Sr. Augusto da Silva Cayres, idealizador da tarefa; depois, ao Sr. Salvador Mahmud, que o substituiu; por fim, ao Sr. Oswaldo Francisco De Laurêntis, que ficou à sua testa por mais de 20 anos.
E por mais de cinco anos, até dezembro de 2010, a coordenação foi com muita dedicação do Sr. Isadino José dos Santos, que muito se esforçou para trazer oradores que deixaram o seu recado de forma didática, segura e doutrinária.
Aproveite esta oportunidade para enriquecer o seu conhecimento. Prestigie as Palestras Públicas
Sérgio Biagi Gregório
Presidente C. E. Ismael
ver mais

21 abril 2011

Palavra do Presidente: Fevereiro de 2011

O Centro Espírita Ismael, desde a sua fundação e precisamente após a implantação do Curso de Médiuns, em 1970, nos moldes da Federação Espírita do Estado de São Paulo, vem fundamentando as suas atividades nos cursos, visto estes darem subsídios para a libertação de consciência dos seus frequentadores.
Nesta edição de fevereiro, destacamos os cursos que a Casa oferece – gratuitamente -, aos seus frequentadores, inclusive as reuniões de estudo da Infância Juventude e Mocidade, que se realizam, aos sábados — leia mais detalhes na página 2.
Semanalmente, temos 40 reuniões de estudo, sendo a metade ocupada pelas cinco turmas do Curso de Educação Mediúnica.
Daremos uma visão geral do curso, os seus integrantes, os objetivos, o tempo de duração entre outros.
E, para Allan Kardec, a importância dos cursos está no provérbio: ― “Quatro olhos enxergam melhor do que dois” e ― “Nunca se é bom juiz em causa própria". Lembramos também que o encadeamento dos assuntos, partindo do simples para o complexo, do conhecido para o desconhecido, proporciona grandes vantagens ao educando.
Esperamos, com isso, contribuir para o progresso moral e intelectual de todos os frequentadores do Centro Espírita Ismael. Bom estudo neste ano de 2011
Sérgio Biagi Gregório -
presidente C.E.Ismael
ver mais

Palavra do Presidente: Janeiro de 2011


Sempre tivemos, nesses 48 anos de existência, um veículo de comunicação para informar aos nossos colaboradores, voluntários e frequentadores as diversas atividades desta Casa Espírita. Iniciamos com “O Mensageiro do Ismael” e o “Jornal da Mocidade”, que circularam esporadicamente e foram desativados.
Em fevereiro de 1992, com as dificuldades da época, surgia o “Boletim do C.E.I.”, que era datilografado em estêncil e impresso no mimeógrafo. Um momento muito difícil e trabalhoso, na minha primeira gestão e na de Agenor Mikio Honma. Após 12 edições mimeografadas, em 1996, publicamos uma em gráfica, durante a presidência de José Antenor Gomes Filho.
Em seguida, de outubro de 2005 a setembro de 2006, transformou-se em “Mensageiros de Ismael”, em formato maior, mas ainda trimestral. Voltou a ser “Boletim do C.E.I”, na minha segunda gestão, até a sua última edição em janeiro de 2010.
Agora, através do “Atividades”, sob a direção de Maurício Benassatto (http://www.bloggravatv24horas.com.br/), pretendemos divulgá-lo numa forma moderna e principalmente com periodicidade mensal. Com isso, teremos os eventos perto de suas realizações. Esperamos que seja útil a todos. Boa leitura e votos de muita paz em 2011.
Sérgio Biagi Gregório
Presidente do Centro Espírita Ismael
Para ler o jornal, entre em:
ver mais

20 abril 2011

Mães de Chico Xavier, As

O filme, as Mães de Chico Xavier, mostra as histórias entrelaçadas de três mães.

Eis uma sinopse:

Três mães vêem sua realidade se transformar por completo... São elas: Ruth, cujo filho adolescente, Raul, enfrenta problemas com drogas; Elisa, que tenta suprir a ausência do marido dando total atenção ao filho, o pequeno Theo, e Lara, professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada. Essas três mulheres, vivendo momentos distintos de suas vidas, buscam conforto junto a Chico Xavier. E o repórter Karl permanece insistindo em entrevistar o médium, mesmo sem estar preparado para isso...

postada em http://asmaesdechico.blogspot.com/p/sinopse.html

Cursos Online: Relação de Cursos 24 Horas
ver mais

10 abril 2011

Dicionário Enciclopédico

Organizamos um DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO, com aproximadamente mil palavras, a maioria delas com boa referência bibliográfica. Alguns termos têm ilustração. Caso haja necessidade de consultá-lo, entre em:

http://sites.google.com/site/dicionarioenciclopedico

Aprenda Online: Relação de Cursos 24 Horas
ver mais

Áudio: Palestras Espíritas

ver mais

Vídeos no YouTube

ver mais

Áudio: Textos Espíritas

ver mais

01 abril 2011

Livro A Gênese de Allan Kardec

O livro A Gênese, de Allan Kardec, fecha o ciclo do Pentateuco Espírita. O 4 primeiros foram: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864) e O Céu e Inferno (1865).
A Gênese - os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (1868) contém estudos sobre o Caráter da Revelação Espírita, a Existência de Deus, o Papel da Ciência na Gênese, os Milagres, as Predições etc.
Neste livro, Allan Kardec procurou fazer uma ligação mais direta entre os dois elementos ou duas forças que regem o Universo: o elemento espiritual e o elemento material, mais precisamente Espírito e Matéria. Desprezando um deles, temos dificuldade de apreender a realidade na sua totalidade, pois esses dois elementos constituem, juntamente, com Deus, a Trindade Universal.
Tomemos um exemplo: os milagres. O Espiritismo não faz milagres. Allan Kardec explica que os milagres, ou seja, um ato do poder divino contrário às Leis da Natureza, conhecidas tem sua explicação na revelação de novas leis ainda não conhecidas. Esses fenômenos prendem-se à existência de Espíritos e à intervenção deles no mundo material.
Leia ou baixe em:
http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/ge/ (em 31/03/2011)
http://www.autoresespiritasclassicos.com/Allan%20Kardec/Allan%20Kardec%20Livros%20Gr%C3%A1tis.htm (em 31/03/2011)
Estude Online: Lista dos Cursos 24 Horas
ver mais