17 abril 2009

Os Fluidos

Os fluidos são substâncias líquidas ou gasosas. São os estados da matéria em que ela é mais rarefeita do que no estado conhecido sob o nome de gás. Em se tratando do Espiritismo, refere-se ao capítulo 14 do livro A Gênese, de Allan Kardec. Lendo atentamente este capítulo, verificamos a importância dos fluidos não somente nos diversos fenômenos que acontecem na mediunidade como também na formação do Perispírito, elo entre o corpo físico e o Espírito propriamente dito.

Os fluidos recebem variadas denominações, entre as quais, citamos: "fluido imponderável", "fluido mentomagnético", "fluido nervoso", "fluido espiritual", "fluido perispiritual", "fluido vital", "fluido vivo" e "fluidoterapia". Todos esses tipos de fluidos nada mais são do que a transformação de uma substância elementar primitiva, denominada de fluido cósmico universal. A qualificação de fluidos espirituais, por exemplo, não é exata. Quando nos referimos aos fluidos é a matéria que está em jogo. Nesse caso, os fluidos espirituais são matéria mais ou menos quintessenciada. Dizemos fluidos espirituais mais pela afinidade que eles guardam com os Espíritos. Poder-se-ia também dizer que eles são matéria do mundo espiritual.

De acordo com o Espiritismo, o fluido cósmico universal é "a matéria elementar primitiva, cujas modificações constituem a inumerável variedade dos corpos da Natureza. Como princípio elementar do Universo, ele assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o primitivo estado normal, e o de materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele".

Como melhor entender a noção de fluidos? Em realidade, há um elemento primitivo, que dá origem a todos os outros corpos da Natureza. As transformações do fluido cósmico universal variam da máxima imponderabilidade à máxima ponderabilidade. Nesse caso, os fluidos, ditos espirituais, formar-se-iam dos elementos mais sutis do fluido cósmico universal; o perispírito já teria uma conformação mais condensada; a matéria bruta mais condensada ainda. Há fenômenos que os olhos físicos não conseguem captar, mas os olhos do Espírito, sim, porque podem penetrar em estados de menor condensação da matéria.

passe espiritual baseia-se na transmissão do fluido do médium, combinado com o fluido dos Espíritos superiores. No passe, os fluidos bons substituem os fluidos malsãos. É por esta razão que se pede que todo o passista seja um trabalhador dedicado da seara de Jesus, pois está prestando relevantes serviços na propagação do Espiritismo, principalmente no auxílio da cura do corpo e do Espírito. É por isso também que os Centros Espíritas estão sempre insistindo na mesma tecla, ou seja, na transformação interior, tanto de quem aplica o passe como daquele que o recebe.

Equilibremos o nosso estômago e as nossas emoções mais fortes, a fim de que estejamos sempre prontos para atender ao chamado dos nossos mentores espirituais.



Nenhum comentário: