02 julho 2008

Verdade e Liberdade

O texto evangélico "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" retrata a verdade no sentido da eliminação do "pecado". A verdade ensinada por Jesus não tem a caráter de uma especulação filosófica, em que se raciocina em termos de uma correspondência entre o sujeito e a realidade e todas as dificuldades dessa relação. De acordo com o ensinamento de Jesus, só será livre aquele que não mais pecar, aquele que não prejudicar o seu próximo, enfim aquele que praticar a lei de Deus.

O "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" estimula-nos a procurar novas verdades, e quanto mais verdades conhecermos, mais livres seremos. Mas como devemos proceder para ampliar essas verdades? Não é fazendo o "que nós queremos", pois isso pode ter consequências funestas para o futuro, mas fazendo o que determina a vontade de Deus a nosso respeito. Obedecendo à vontade de Deus, evitaremos muitos males, porque Ele sabe melhor do que nós o que convém ao nosso progresso espiritual.

Espelharmo-nos em Jesus Cristo auxilia-nos a conquistar mais verdades. Lembremo-nos de algumas passagens de sua vida: 1) veio ao mundo numa manjedoura; 2) teve uma infância humilde junto à carpintaria de José, seu pai biológico; 3) em toda a sua vida rendeu graças ao Pai Celestial; 4) no ambiente político, nunca desdenhou a autoridade constituída; 5) mostrou que o sábado foi feito para o homem e não homem para o sábado; 6) escolheu para o seu ministério pescadores, de pouca cultura; 7) ao ser arguido sobre o apedrejamento da mulher adúltera, responde: "Aquele que estiver em pecado que atire a primeira pedra".

Os ensinamentos de Jesus, compilados e postos no Evangelho pelos seus discípulos, elucidam-nos a respeito da luz que devemos adquirir. Paulo, por exemplo, fala que devemos ter a liberdade com que o Cristo nos libertou. Quer dizer, se seguirmos as pegadas do mestre estaremos livres do "pecado". Ele nos livrará dos males desnecessários, ou seja, daqueles que ao invés de auxiliarem a nossa libertação do jugo da carne, poderão nos fincar ainda mais na malha do crime.

Estejamos sob a égide do Mestre Jesus. Qualquer outro caminho, embora mais cômodo, tornar-se-á pesado no futuro. Suportemos a nossa sina. Esta é a melhor maneira de nos libertarmos do erro e nos deleitarmos com a verdade que nos liberta.

Nenhum comentário: