03 julho 2008

Educação da Vontade

Vontade - do latim voluntate significa a faculdade de representar um ato que pode ou não ser praticado. A vontade tende para a apreensão, pelo intelecto, dos bens que são apresentados através da cognição subjetiva. Portanto, a vontade é um grau mais perfeito do intelecto, pois o intelecto tem como objeto o ser enquanto ser, mas a vontade tende para o objeto enquanto apetecível.

Ação refletida é o ponto central da educação da vontade. Urge termos plena consciência de cada ação praticada. Somente depois de sopesarmos os prós e os contras de um ato é que devemos tomar uma decisão a favor ou contra. O esforço de transformar esse pensamento em hábito capacita-nos a disciplinar nosso querer.

Toda mudança de rotina é difícil. Uma vez iniciada, não são poucas as sugestões negativas a desencorajar-nos. Se mantivermos uma postura otimista, embora sofrendo as investidas contrárias, tal atitude fortalecer-se-á por si mesma. É que forças insuspeitas que estavam arquivadas no subconsciente emergem e quebram a casca da inércia.

São essenciais os exercícios para a disciplina da vontade. Afirmam os psicólogos que todo o esforço despendido na mudança dos automatismos, por mínimo que seja, produz resultados inesperados. Observe que a disposição de nos mantermos sóbrios diante de uma dada situação cria a ideia de sobriedade para o conjunto de nossos atos; a eliminação de uma atitude de preguiça deixa o corpo alerta para a maioria de nossas atitudes.

A evolução moral e a evolução espiritual não se dão aos saltos. A vigilância dos nossos desejos é de vital importância para o progresso do nosso querer. Nesse sentido, muito contribuirá para o bom êxito dos nossos propósitos a melhoria de nosso comportamento: postura correta, roupas adequadas e isenção de cacoetes.

Tenhamos em mente o dinamismo da vida. Nada de pusilanimidade, quando as circunstâncias obrigarem-nos a mudar de conduta, pois somente assim eliminaremos os últimos resquícios da rotineira comodidade.

Nenhum comentário: